Moçambique manifesta satisfação pela eleição a Presidente da Assembleia Parlamentar de África, Caraíbas e Pacífico e Co-Presidente da Assembleia Parlamentar Paritária da ACP-União Europeia.
O mandato inicia em Janeiro próximo.
Destacada pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi, a eleição de Moçambique na presidência da ACP e na Co-presidência da ACP-UE coincide com o exercício do país como Membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para um mandato também de dois anos. “Estas duas eleições mostram a confiança que o mundo e os membros da Assembleia Paritária ACP-EU depositam no nosso país e nos seus pares deputados da Assembleia da República de Moçambique.
Moçambique tudo fará para dar a sua máxima contribuição, na condução da agenda colectiva das nações que depositaram confiança em nós.” Filipe Nyusi, Presidente da República. Dirigida pelo Presidente da República, a quadragésima segunda Sessão da Assembleia Parlamentar Paritária ACP-UE, precede outras reuniões magnas nas Conferências das Nações Unidas sobre mudanças climáticas: a COP-27, de 6 a 18 de Novembro próximo, em Sharm El Sheikh, Egipto, e a COP-15, de 7 a 19 de Dezembro, próximo, em Montreal, Canada.