Já decorre a inscrição de elementos da Sociedade Civil interessados em integrar as Comissões Provinciais de Eleições. O facto foi relevado pelo Porta-voz da Comissão Nacional de Eleições, Paulo Cuinica.
“Já lançamos o concurso para que organizações da sociedade civil possam indicar os elementos que farão parte das comissões provinciais em número de 9 em cada uma das comissões. Já notificamos os partidos com assento no parlamento para indicar os elementos que vão fazer parte das comissões provinciais de eleições”- disse.
A marcação das Eleições Autárquicas para 11 de Outubro de 2023 foi o arranque do calendário do próximo ciclo eleitoral, que inclui as Eleições Gerais e das Assembleias Provinciais de 2024.
Uma das etapas preparatórias é a instalação dos órgãos eleitorais de nível provincial e distrital.
Para todo o processo eleitoral, o Governo terá de investir cerca de 19 mil milhões de meticais. O valor representa um crescimento de mais de quinze por cento do orçamento do último ciclo eleitoral. Só para as Eleições Autárquicas de 2023 são necessários mais de seis mil milhões de meticais. Cuinica avançou que, “do orçamento que apresentamos foi aprovado um 1/3, o que nos foi comunicado. Para este anos são 3 mil milhões, até ao momento temos mil milhão…até… 2/3 do orçamento ”.
Cuinica falava durante o programa “QUINTA À NOITE” da TVM, que, na sua última edição, abordou os desafios do ciclo eleitoral que se avizinha.