Está em curso, no Porto de Maputo, a dragarem de manutenção dos cais seis, sete e nove, no âmbito do projecto de reabilitação do sistema portuário.
Os cais de atracagem de navios passarão dos actuais doze metros para quinze e dezasseis metros de profundidade.
A draga OMVAC DIEZ está, desde o início desta semana, posicionada no Cais-6 do Porto de Maputo.
A embarcação de bandeira espanhola procede a limpeza e a escavação de manutenção da zona de atracagem de navios, no maior porto comercial de Moçambique.
De cada vez que é submersa, a pá mecânica extrai, do fundo do mar, cerca de seis toneladas de lama e outros sedimentos que obstruem as manobras de navios.
A baia de Maputo é foz dos rios Incomati, Maputo e Matola, que transportam grande volume de sedimentos.
As correntes marítimas encarregam-se de depositar os sedimentos nos canais de acesso ao Porto de Maputo e na zona de acostagem.
A previsão é remover cinquenta toneladas de lodo, numa extensão de um quilómetro de Cais, que recentemente beneficiou de obras de reabilitação.
A draga irá, igualmente, desobstruir os canais de acesso ao Porto de Maputo.
O navio OMVAC DIEZ parte lotado, com mil toneladas de material dragado para a zona de despejo, aprovado pelas autoridades marítimas moçambicanas.
A operação de limpeza de manutenção dos Cais e Canais de acesso ao Porto de Maputo deverá prolongar-se por dois meses.
Bom dia, a todos colaboaradores e funcionarios, gostaria de saber onde e que sao despejados os sedimentos apos serem tiradas do cais seis, sete etc?