O Ministro da Economia e Finanças, Ernesto Max Tonela, não descarta a possibilidade de nova subida do preço de combustíveis em Moçambique, depois do último reajuste, feito em
alta, no mês passado.
Segundo Tonela, a decisão vai depender das negociações em curso com as importadoras de combustíveis. Tudo acontece numa altura em que cresce o preço do barril no mercado internacional, tal como a dívida interna do Executivo para com as gasolineiras.
Max Tonela diz que a subida do preço dos combustíveis seria uma das soluções do executivo para evitar o aumento acentuado da dívida às gasolineiras, cujo montante não foi especificado, e garantir a continuidade do fornecimento do petróleo e seus derivados ao mercado nacional.
“Há um grande incremento da procura, sobretudo tendo em conta que a Rússia tinha uma capacidade de fornecimento de cerca de 30% do consumo de diesel no mercado europeu. Apesar de uma ligeira redução dos níveis de preços de combustíveis, que já chegou aos trinta, a pressão dos derivados, sobretudo no diesel, é de uma tendência crescente. Portanto, há uma discussão com as gasolineiras com vista a encontrar formas de mitigação, mas, dependendo da evolução, pode ser que tenhamos que fazer mais um ajustamento, que é para evitar ou garantir a continuidade de fornecimento dos combustíveis em Moçambique” – disse.
Ernesto Max Tonela falava em conferência de imprensa, no final de uma missão de trabalho do Banco Africano de Desenvolvimento, cuja delegação esteve em Moçambique chefiada pelo Vice-Presidente para a Área de Governação Económica e Gestão de Conhecimento. Kevin Urama também abordou a subida dos combustíveis no mercado internacional, considerando não ser uma preocupação exclusiva de Moçambique.
“Esta não é uma situação única de Moçambique. Muitos outros países do mundo passam pela mesma situação em termos de riscos e choques, incluindo a Covid-19. A melhor saída é o crescimento económico, com reformas no sistema de gestão de finanças públicas, atracção de investimentos, apoio directo e outros fluxos externos de recursos”– frisou.
No mês passado, a Autoridade Reguladora de Energia anunciou uma nova tabela de preços de combustíveis em Moçambique. O litro de gasolina subiu cerca de 8 Meticais, passando para 77 Meticais; o petróleo de iluminação passou de 48 para 50 Meticais; e o gasóleo, de 61 para cerca de 70 Meticais.