Ministro da Indústria e Comércio e Presidente do Comité de Ministros
Responsáveis pelo Sector do Comércio da SADC, insta os países membros a ractificarem o Protocolo de Comércio e Serviços com maior brevidade. O instrumento visa liberalizar as tarifas aduaneiras e estabelecer novas regras no âmbito do comércio internacional na SADC.
É uma reunião com mais de seis pontos de agenda. Todos convergem na necessidade de aceleração da integração económica regional da SADC. Os membros da organização querem remover barreiras ao comércio regional e promover uma cooperação aduaneira mais efectiva.
A Namibia, Zámbia e Zimbábwe, por exemplo, já ractificaram o Protocolo de Comércio e Serviços, mas ainda não é o bastante para colocá-lo em vigor na região. Carlos Mesquita quer que mais países adiram ao documento, enquanto se prepara o lançamento da segunda ronda de negociações.
Em Novembro deste ano, os membros da Organização Mundial do Comércio voltam a reunir-se para discutir o comércio global. Nessa altura, o Malawi estará em presidência rotativa da SADC, por isso Mesquita deixa um apelo.
Ainda nesta sexta-feira a força tarefa de integração regional reuniu-se em formato virtual tendo como a base, MAPUTO, para discutir agenda de integração económica regional.