O Presidente da Confederação Empresarial da SADC defendeu, esta terça-feira, que os países da região devem apostar no desenvolvimento mais activo dos próprios recursos naturais para uma gestão mais sustentável dos mesmos. Agostinho Vuma disse ainda ser também necessária a criação uma plataforma específica para desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas dos países membros do bloco regional.
Na qualidade de Presidente da Confederação Empresarial da SADC e também Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique CTA, Agostinho Vuma, disse no seu discurso durante o primeiro fórum de negócios da SADC, que é preciso maior engajamento entre empresários do bloco regional.
Para Vuma a gestão das oportunidades derivadas dos recursos naturais dos países da região necessita de uma nova abordagem.
E porque as pequenas e médias empresas que representam o tecido empresarial do bloco, cujo produto interno bruto é de mais de 226 bilioes de dólares norte-americanos, Agostinho Vuma, considera primordial a aposta no desenvolvimento das PMEs.
Neste primeiro fórum de negócios da SADC , indústrias nacionais tiveram a oportunidade de expor os seus produtos e serviços, os quais o Ministro da Industria e Comércio, recomendou não só aproveitar o mercado da região mas também de outros pontos.
Segundo o último relatório económico da SADC, as trocas comerciais entre os países do bloco fixaram-se em mais de trinta e dois biliões de dólares norte-americanos, o que representa mais de dez por cento do comércio internacional dos países que compõe a região.