O candidato Democrata, Joe Biden, está cada vez mais próximo da Casa Branca depois de vencer nos Estados de Wisconsin e Michigan. Entretanto, o candidato republicano submeteu pedido de recontagem de votos em Wisconsin. Donald Trump mantém a esperança de reverter os resultados que dão vantagem de 50.36 por cento ao candidato Democrática, contra 48.1 de Trump.
Joe Bidem está cada vez mais próximo de se tornar no quadragésimo sexto Presidente dos Estados Unidos da América.
O candidato democrata mantém – se na frente com 264 votos, contra 214 do candidato republicano, Donald Trump.
Enquanto, Joe Biden precisa de conseguir 6 assentos nos Estados da Pensilvânia, Geórgia, Carolina do Norte e Nevada o candidato republicano, Donald Trump ainda mantém, igualmente, a esperança de uma difícil e improvável reviravolta.
A diferença entre os dois candidatos é 50 votos de um total de 270 lugares necessários para se tornar presidente americano.
Especialistas dizem que após dois dias do início da apuramento dos votos nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, os resultados até agora apontam um cenário favorável para o candidato democrata, Joe Biden, que está bem mais próximo da vitória que o presidente republicano Donald Trump.
Apesar da liderança de Biden, o clima é de apreensão entre democratas e republicanos. Donald Trump submeteu um pedido de recontagem de votos para o Estado de Wiscomsin, suspendendo 10 votos anteriormente ganho por Joe Biden.
Analistas afirmam que a pequena margem de avanço de Biden, ainda pode ser revertida por Trump, pois, contesta cada vez mais os resultados das urnas, e de votos enviados por correios e apresenta acusações sem provas e acções judiciais.
Analistas temem que o caminho seguido por Donald Trump poderá definir as eleições americanas pela via judicial, o que consideram ser um “cenário de pesadelo” para política americana e mundial.
Além da batalha judicial anunciada por Trump que poderá atrasar a divulgação dos resultados definitivos, o cenário está a provocar uma onda de protestos e prisões dos apoiantes republicanos, que contestam a diferença de votos em estados decisivos para o resultado final.
Há relatos de apoiantes de Donald Trump que se dirigem aos centros de contagem de votos e exigem para que a contagem seja interrompida, além de protestos em Nova York contra a Administração de Trump.
Joe Biden arrecadou mais de 72 milhões de votos contra mais de 68 milhões de eleitores conseguidos de Donald Trump.