Actualmente, Moçambique soma 79 óbitos devido ao coronavírus, desde que eclodiu, em Março deste ano. O país tem mais de 11 mil casos positivos da Covid-19.
O Ministério de Saúde revela, em comunicado de imprensa, que a vítima é um homem de 64 anos de idade e que morreu após o agravamento do estado clínico, durante o período de internamento numa unidade hospitalar da Cidade de Maputo.
Nas últimas 24 horas, foram testados 976 dos quais 141 são positivos para COVID-19 e todos novos reportados são indivíduos de nacionalidade moçambicana e resultam de transmissão local.
Moçambique tem cumulativamente 11.331 casos positivos registados, dos quais 11.032 são de transmissão local e 299 casos são importados.
Segundo dados do Ministério de Saúde até ao momento, o país tem 2083 casos activos da COVID-19.
Em Moçambique existem cumulativamente 370 pacientes internados, dos quais 50 estão actualmente nos Centros de Internamento de COVID-19 e em outras Unidades Hospitalares e o correspondente a 94% destes pacientes encontram-se na Cidade de Maputo.
Nas últimas 24h, houve registo de 10 novos internamentos hospitalares e 8 altas na Cidade de Maputo.
Os casos totalmente recuperados são 57 na Província de Sofala, 36 na Província de Maputo, 31 na Província de Niassa, 19 na Cidade de Maputo, 12 recuperados na Zambézia, 2 em Gaza e 1 caso na Província de Inhambane.
Actualmente, 9.165 indivíduos previamente infectados pelo novo coronavírus estão totalmente recuperados da doença.
Segundo o mesmo comunicado, a Organização Mundial da Saúde aprovou, recentemente, novos critérios de alta de isolamento. A OMS disse que os novos critérios de alta de isolamento domiciliar são os para casos sintomáticos vão desde 13 dias a partir da data do início dos sintomas até 33 dias após o início dos sintomas.
Aos doentes Covid-19, assintomáticos, a Organização Mundial da Saúde determinou 10 dias para obtenção da alta após isolamento profilático.