Mais de 20 mil famílias poderão ser afectadas pelas inundações na próxima época chuvosa no distrito de Govuro, Província de Inhambane. Para minimizar os efeitos, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades traçou um plano de contingência para assistência humanitária naquele ponto do país.
O Distrito de Govuro, norte da província de Inhambane, tem sido assolado, ciclicamente, por inundações. Quando chega o período chuvoso, a zona é fustigada por cheias e inundações, devido ao caudal do Rio Save que transborda, afectando as famílias que vivem nas zonas ribeirinhas.
Para contornar o cenário, o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades em Inhambane está no terreno para desenhar estratégias face ao tempo chuvoso que se aproxima.
O Delegado do INGC em Inhambane afirmou que face a pandemia da Covid-19, os comités locais de gestão de calamidade estão a ser capacitados para responder com segurança às famílias afectadas, contribuindo para a contenção da propagação da doença nas comunidades de Govuro.
O INGC em Inhambane canalizou material de proteção contra a Sars-Cov-2 aos comités de gestão comunitária de Mambone e da localidade de Tome, distrito de Mabote.