A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação confirmou o envio de uma carta exposição e pedido de apoio à União Europeia para o combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
Segundo Verónica Macamo, a carta tem três vertentes no domínio da defesa: o treinamento militar, apoio logístico e saúde militar dos soldados envolvidos no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
“ Enviamos a carta, mas ainda estamos a espera da resposta”, disse Verónica Macamo.
O Governo aguarda pela resposta de uma carta enviada á União europeia pelo Governo Moçambicano. Segundo a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação o executivo moçambicano expõe, na carta, a situação geral do combate ao terrorismo em Cabo Delgado, o modus operandi dos terroristas e acções de resposta desenvolvidas pelas Forças de Defesa e Segurança no teatro operacional norte.
Verónica Macamo, que falava à margem das celebrações de 4 de Outubro, Dia da Paz, disse que a União europeia deverá ajudar o governo em recursos materiais e financeiros para serem canalizados às famílias deslocadas devido ao terrorismo em Cabo Delgado.
O Terrorismo em Cabo Delgado já criou mais de 1000 vítimas mortais e mais de 300 mil deslocados.