O Presidente da República, Filipe Nyusi, exige transparência, fiabilidade e profissionalismo na colecta de dados referentes ao Inquérito Agrário Integrado, lançado esta terça-feira, em Maputo.
Filipe Nyusi considera que a operação estatística vai servir de linha de base para o desenvolvimento agrário e irá permitir avaliar o nível de implementação do programa de governação.
“Distante dos discursos retóricos pretendemos imprimir uma governação transparente orientada para os resultados”, disse Filipe Nyusi na cerimónia de lançamento do Inquérito Agrário Integrado, IAI.
Filipe Nyusi falando no acto de lançamento do Inquérito Agrário Integrado, uma operação estatística, que visa, fundamentalmente, proporcionar dados e informação fiáveis que permitem o diagnóstico realístico da actividade agrícola em Moçambique.
O documento irá garantir a planificação e implementação efectiva das políticas estratégicas para o desenvolvimento do sector agrário.
Segundo o Presidente da República o documento é crucial para o desenvolvimento sustentável do país e para avaliação do nível de implementação do programa de governação no sector agrário. O país, segundo Filipe Nyusi, tem metas e compromissos assumidos a nível internacional.
“ Com IAI, vamos poder monitorar a implementação dos compromissos da declaração de Malabo, em particular a reafirmação dos princípios e valores do Programa Integrado de Desenvolvimento da Agricultura na União Africana. Estaremos em condições de avaliar o incremento do investimento na agricultura com a alocação de 10 por cento do Orçamento do Estado, o compromisso de acabar com a fome até 2025”, sublinhou o Presidente da República.
Filipe Nyusi disse que as estatísticas constituem um veículo importante e barómetro da boa governação. Por isso, Nyusi exige transparência e profissionalismo na recolha, selecção e tratamento de dados referentes ao sector agrário.
O Chefe de Estado apelou ao trabalho com dedicação e entrega, mas alertou que tudo passa pela capacitação integral dos profissionais envolvidos no Inquérito Agrário Integrado – 2020.