Estão na fase conclusiva as primeiras trinta casas construídas no âmbito do Projecto Renascer, na Vila Autárquica da Manhiça, Província de Maputo.
Lançado em Março passado, o Projecto Renascer prevê a construção de duzentas casas na Vila da Manhiça e Ka-Tembe.
Tudo começou a 11 de Março passado. O Governo lançou, através do Fundo para o Fomento de Habitação, um projecto ambicioso de construção de casas de baixo custo para os funcionários públicos que auferem até cinco salários mínimos.
Cinco meses depois, o Renascer passou de um mero projecto para uma realidade concreta. Trinta das cem casas previstas para a Vila Autárquica da Manhiça, na Província de Maputo, já estão na fase conclusiva.
São casas evolutivas do tipo zero, construídas numa área de 800 metros quadradas. Tem casa de banho interna com água canalizada e um mini compartimento, que poderá funcionar como um quarto. As casas foram construídas num espaço cedido pelo Conselho Autárquico da Manhiça.
O Projecto Renascer prevê, igualmente, a construão de casas do talhão do beneficiário, tal como aconteceu com João Muhale, residente na Vila da Manhiça. João Muhale teve privilégio de ter sido o primeiro beneficiário. Muhale , hoje, já tem casa própria.
Para a concretização do Projecto Renascer, o Governo vai investir em todo o país, mais de duzentos milhões de meticais.