Cerca de 12mil habitantes de quatro bairros do Distrito de Marracuene vão se beneficiar de um Centro de Saúde com Banco de Socorros, Maternidade, Farmácia e um laboratório de análises clínicas.
A Primeira fase da obra está orçada em cerca de 6.5 milhões de meticais, financiados por um casal de idosos, residente no município da Matola, que diz estar a realizar um sonho de contribuir para a melhoria dos cuidados da população.
O novo centro de saúde vai nascer em Bobole no distrito de Marracuene e está a ser implantado numa área de aproximadamente cem metros quadrados.
O empreiteiro explica os detalhes de uma obra que vai reduzir a distância percorrida pela população local, para obter cuidados de saúde.
Mas afinal quem é o financiador da obra? O casal Rosa e Vasco Namburete, 67 e 79 anos de idade, dizem ter procurado sem sucesso, o município da Matola para financiar em cerca de 8 milhões de meticais, a construção de um centro da saúde, mas como dizem, por serem idosos não foram levados a sério.
Mudaram de caminho e procuram o governo do distrito de Marracuenete. Nesta Sexta-feria, juntamente com o administrador distrital assistiram ao descarregamento do primeiro material e a cerimónia tradicional.
Vaco Namburete e esposa dizem ter obtido financiamento através de um amigo de nacionalidade Chinesa.
A obra vai custar cerca de seis milhões e quinhentos mil meticais. O Casal diz ter dinheiro para concluir a obra e entregá-la ao governo local.
Os filhos, netos e bisnetos que acompanharam o casal na cerimónia de lançamento da primeira pedra, elogiam a acção do casal que apesar das dificuldades que enfrentam no dia-a-dia, decidiu aplicar dinheiro doado por um amigo na construção de um centro de saúde, longe da sua zona de residência.
O centro de Saúde de Bobole deverá estar pronto até ao inicio do próximo ano.