Entidade nacional ou internacional que vai passar a prestar serviços de marcação de combustíveis nos principais terminais do país, poderá ser conhecida até ao fim do mês em curso.
O Ministério dos Recursos Minerais e Energia está desde esta quarta-feira, a avaliar 4 dos 5 concorrentes ao concurso público, que submeteram as propostas técnicas que constam dos cadernos de encargo.
O Ministério dos Recursos Minerais procedeu a abertura das propostas técnicas das entidades que concorrem para a prestação de serviços de marcação de combustíveis no país.
A instituição de tutela vendeu 5 cadernos de encargo, nos quais, constam os requisitos para o concurso público, lançado em Junho último.
O Consórcio Bareau, Verittas, Simpa, Sacom, Appus Moçambique, são as entidades que adquiriram os cadernos de encargo, destes, apenas 4 submeteram as propostas.
O vencedor do concurso público só será conhecido na fase que se segue, depois da apreciação e avaliação das propostas financeiras.
A entidade nacional ou internacional vencedora será responsável pela marcação dos combustíveis nos terminais de recepção de Maputo, Beira, Nacala, Pemba, e Quelimane.
A mesma entidade deverá igualmente, realizar testes para o controlo da qualidade dos combustíveis.
Os serviços de marcação dos combustíveis, visa eliminar os níveis de adulteração dos combustíveis, conferir qualidade e fiabilidade do produto.
Também, assegurar a concorrência, eficácia no controlo fiscal, bem como na cobrança de impostos e taxas dos terminais de recepção aos postos de venda a retalho, vulgo bombas de combustíveis.