O Instituto Nacional de Estatística vai realizar, a partir da segunda-feira próxima, um inquérito sobre o impacto da Covid-19 nas empresas.
Com o inquérito, a ser levado a cabo pela primeira vez no país, espera-se produzir informação estatística real que permita aferir o nível de perda de receitas do Estado e as empresas, provocado pelo Coronavírus.
Os efeitos da Covid-19, têm estado a causar impacto directo nos trabalhadores e nas entidades empregadoras, provocando variações nas remunerações ou mesmo rescisão de contratos laborais.
É neste preceito que o INE vai para o terreno, tendo em vista avaliar as mudanças conjunturais e estruturais que o novo coronavírus está a provocar na economia do país.
O inquérito inicia a 22 de Junho corrente e termina a 04 de Julho, portanto, com duração de quinze dias, vai envolver recolha de dados em todas as províncias do país.
Depois seguir-se-á a fase de análise e processamento de dados, os resultados para o consumo público, só estarão disponíveis em Setembro próximo.
Para a realização do Inquérito, o Instituto Nacional de Estatística seleccionou uma amostra de 2.100 empresas do sector público e privado, em todas áreas de actividade a nível nacional.
O inquérito vai ser realizado por funcionários centrais do INE e de delegações provinciais e, envolve 3 milhões de Meticais do orçamento da instituição.