O Governo encontra-se, desde a manhã de hoje, na Assembleia da República a responder a 15 perguntas apresentadas pelos deputados das bancadas da Frelimo, Renamo e do MDM.
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, que dirige a equipa do Governo, disse, em sede do Parlamento, que o Executivo mantém o compromisso e determinação de continuar a garantir a integridade territorial, manutenção da ordem e tranquilidade pública. O Governo continuará a envidar esforços na prevenção e combate actos criminais, tais como assassinatos, raptos, roubos, entre outros.
“Para o alcance deste objectivo reafirmamos o compromisso de reforçar cada vez mais a capacidade operativa das Forças de Defesa e Segurança, para continuar a combater energicamente, as acções terroristas e outras criminosas”, referiu.
Por sua vez, o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, disse que o seu sector continua a implementar acções de prevenção da Covid-19, através da testagem, rastreio e instalação de laboratório.
“Amanhã vamos receber kits de testagem para o uso em máquinas da Gen-Experts, e a partir do próximo mês todas as províncias começaram a realizar a colecta de amostras e testagem local da Covid-19”, explicou, lamentou a destruição de unidades sanitárias devido aos fenómenos naturais e acção humana, os grupos armados já destruíram 19 hospitais em Cabo Delgado e dois na região centro do país”.
Carmelita Namashulua, Ministra da Educação e Desenvolvimento Humano, explicou que o sector está a trabalhar no reajuste dos planos lectivos para o período pós-Covid-19, e também na aproximação entre as escolas privadas e pais e encarregados de educação, no sentido de encontrar soluções equilibradas para a situação de suspensão de aulas, por motivo do estado de emergência.
Intervieram igualmente, os ministros Max Tonela, dos Recursos Minerais e Energia, do Interior, Amade Miquidade, Celso Coreia, de Agricultura e Desenvolvimento Rural, e João Machatine, de Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos.