OS enfermeiros que trabalham na província de Maputo renovaram, hoje, o seu compromisso de continuar a servir, com zelo e dedicação, em prol das melhorias das condições de saúde da população.
O comprometimento foi anunciado no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, que hoje se assinala.
Este ano, a celebração sob o lema: “Enfermeiros uma voz para liderar, levando o mundo para a saúde”, teve lugar no Hospital Geral da Machava e foi dirigida pela Secretária do Estado, Vitória Diogo.
Roberto Matavele, representante dos enfermeiros, disse que os profissionais de Saúde estão prontos para continuar a servir, em prol demelhoria das condições de saúde dos cidadãos, sobretudo neste momento em que o país e o mundo enfrentam a pandemia da Covid -19.
“É nossa convicção que os enfermeiros estão para emprestar o seu saber na contínua melhoria da saúde e contribuir para um mundo mais saudável”- afirmou.
Na ocasião Matavele pediu apoio do Estado para a criação de facilidades para estudos de nível superior, porque, segundo a fonte, os enfermeiros acreditam que, dessa forma, o Estado estará a reforçar, hoje e no futuro, a qualidade dos serviços de enfermagem.
Por seu turno, Vitória Diogo disse que o enfermeiro é o profissional que assegura cuidados primários na unidade sanitária; está 24 horas em serviço cuidando dos pacientes e é o primeiro e, às vezes, o único recurso humano em contacto com os doentes nas povoações.
Ainda ontem, o Hospital Geral da Machava recebeu um túnel de desinfecção e diversos materiais hospitalares para a prevenção da Covid-19, oferecido pelo empresário Salimo Abdula, no âmbito de responsabilidade social.
A província de Maputo conta actualmente com 773 enfermeiros, dos quais 631 de sexo feminino e 141 são homens, distribuídos pelas 112 unidades sanitárias. Destes, 101 têm nível de formação superior, 503 médio, 155 básico e 13 elementar.