Nas últimas 24 horas, mais três indivíduos recuperaram da infecção pela Covid-19, passando a totalizar 27 pessoas completamente curadas da doença, dentro do nosso país.
Entretanto, no mesmo período uma pessoa testou positivo para a infecção pelo novo coronavírus, elevando para 82 casos, dos quais 73 de transmissão local e 09 são importados.
O novo infectado, que não apresenta sintomas da doença, é um nacional de 36 anos de idade, trabalhador da petrolífera Total, localizado no acampamento de Afungi, no distrito de Palma, em Cabo Delgado. Afungi está a ser alvo de uma investigação e desinfecção pelas autoridades da Saúde.
O laboratório do Instituto Nacional de Saúde testou 3.356 casos suspeitos, dos quais 158 foram examinados nas últimas 24 horas, tendo registado um resultado de 157 casos negativos e um positivo para a Covid-19.
Deste modo, Moçambique conta com um cumulativo de 82 casos de infecção pelo novo coronavírus e 27 indivíduos recuperados, nomeadamente, o caso 42, ou seja, o quinto caso da província de Maputo, 10º e 13º infectados são da cidade de Maputo.
Entretanto, Rosa Marlene, directora nacional de Saúde Pública, explicou que dos 158 casos testados, 66 são de Cabo Delgado, 23 de Maputo província e 69 da capital do país.
A fonte referiu que neste momento as equipas que realizam actividades de investigação em Afungi já estão a fazer o mapeamento dos contactos ligados ao 82º caso de infecção.
Neste contexto, as autoridades sanitárias apelam aos cidadãos a observar as medidas de prevenção, que incluem o uso de máscaras, distanciamento de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas, lavagem e desinfecção das mãos, numa altura que a propagação de infecções se alastra no continente africano.