Os Serviços de Saúde detectaram mais um caso positivo de COVID-19, elevando de 28 para 29 pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Moçambique.
O novo infectado é um homem de mais de 30 anos, trabalhador da TOTAL e o diagnóstico enquadra-se na investigação aos contactos dos infectados em Cabo Delgado.
A colheita de amostras e exames médicos prosseguem dia pós dia no quadro da vigilância epidemiológica em Moçambique em resposta a pandemia global do novo coronavírus.
Das 31 pessoas testadas nas últimas 24 horas uma foi confirmada como portadora de COVID-19 devendo estar em isolamento e fornecer às autoridades os últimos roteiros para o rastreamento e acompanhamento médico das pessoas com quem contactou.
O acampamento da Total em Afunji na província de Cabo Delgado está a tornar-se no epicentro da COVID-19 em Moçambique com 18 casos confirmados do universo de 29.
Entretanto, até aqui não há contaminações comunitárias de trabalhadores para fora do meio laboral.
O sector da saúde diz não haver ainda cura para COVID-19, o que se faz é um tratamento de suporte direccionado a cada tipo de sintomas cabendo ao sistema imunológico do doente enfrentar o vírus.
Para uma pandemia sem cura, o melhor caminho a seguir é a prevenção diariamente recomendada pelas autoridades de saúde.