57 pessoas terminaram o regime de quarentena sem desenvolver sintomas do novo coronavírus facto que reduziu de 196 para 139 o número de indivíduos a receber acompanhamento por parte das autoridades sanitárias.
Nas últimas 24 horas, o Ministério da Saúde fez 4 testes da COVID-19 e todos suspeitos resultaram negativo, atingindo-se assim o quinto dia consecutivo sem novos casos positivos da pandemia global.
Foi em Conferência de Imprensa que o MISAU apresentou o quadro estacionário de infecções pela COVID-19 em Moçambique.
Passam cinco dias sem qualquer registo de casos positivos apesar dos testes feitos a pessoas suspeitas que resultaram negativo.
Um facto encorajador é a saída do regime de quarentena de 57 pessoas que estavam a ser acompanhadas pela saúde por terem contactado com doentes infectados e por terem escalado países com casos confirmados.
As autoridades da saúde entendem que a prevenção e a monitoria dos potenciais casos estão a quebrar o ciclo de contaminações.
Esta terça-feira, 30 amostras provenientes de Cabo Delgado chegaram a Maputo para testes no quadro de seguimento de contactos tidos pelo décimo infectado que interagiu com colegas no acampamento da Total no distrito de Palma e na capital do país.
Dada a dimensão da propagação da pandemia a nível mundial, Moçambique reforça a capacidade clínica.
O cumprimento rigoroso das medidas inseridas no plano do Estado de emergência continua a palavra de ordem.