Em 2 dias consecutivos o país não regista nenhum caso positivo de COVID-19.
As 15 pessoas com indícios da doença e testadas nas últimas 24 horas tiveram resultado negativo e as autoridades associam o facto às medidas preventivas assumidas por Moçambique.
Foi na interacção diária com a imprensa que o Ministério da Saúde actualizou, esta sexta-feira, os dados globais e nacionais sobre a COVID-19.
As autoridades moçambicanas registaram com satisfação nas últimas 24 horas testes negativos em 15 pessoas suspeitas, facto que revela o controlo de possíveis infecções num período em que o Estado endurece a agenda de prevenção e combate ao coronavírus.
Sobre o tratamento de casos confirmados, a porta-voz do MISAU diz não haver uma linha específica de fármacos a administrar por se tratar de casos com sintomas ligeiros sem gravidade.
Mas caso se justifique, serão seguidos os protocolos que revelam sucesso pelo mundo fora onde já foram recuperados mais de 220 mil doentes de COVID-19.
Para que os 10 casos já confirmados continuem estacionários, o sector da saúde reitera o cumprimento obrigatório das medidas que vêm sendo divulgadas.
O MISAU anuncia a actualização dos critérios para a testagem em acompanhamento aos protocolos da Organização Mundial da Saúde, OMS.
O Director-geral Adjunto do Instituto Nacional de Saúde disse que em Moçambique operam 2 privados no diagnóstico da COVID-19, os quais contribuíram com a detecção de 4 dos 10 casos confirmados no país. Estes têm o dever de reportar toda a informação da actuação ao sector público.
A rede nacional já testou 317 suspeitos e segundo os gestores, o sector tem capacidade para casos de real necessidade de exame.