Mensagens de apelo a prevenção e combate a pandemia do COVID-19 marcam a sessão de abertura da primeira sessão ordinária da nona legislatura da Assembleia da República.
Trata-se de uma sessão que vai analisar dentre varias matérias o programa quinquenal do governo, plano económico e social e orçamento do estado.
A primeira Sessão Ordinária da Nona legislatura da Assembleia da República, foi aberta com a presença de 160 deputados, dos 250 que compõem a casa do povo, como medida adoptada para a prevenção do novo coronavírus , alias, a presidente da Assembleia da República, Esperança Bias, apelou aos moçambicanos no sentido de seguir escrupulosamente as recomendações do governo , evitando assim, a desinformação e situação de pânico.
A presente sessão ordinária, para além de informação do governo e perguntas ao governo a, irá analisar igualmente a proposta do programa quinquenal -2020-2024, orçamento da Assembleia da República, plano económico e social e orçamento do estado para 20202.
No seu discurso, Esperança Bias disse que o parlamento tem vindo acompanhar com preocupação as acções perpetradas por malfeitores nas regiões norte e centro do país
A presidente da Assembleia da República disse igualmente que no presente mandato os mandatários do povo devem tomar como desafios: elevar a qualidade da produção legislativa, melhorar o modelo de fiscalização da implementação das politicas públicas do governo, potenciar o capital humano e melhorar as infra-estruturas, de modo a oferecer melhores condições de trabalho aos deputados.