Sinistralidade impõe reforço da fiscalização

Partilhe

INATTER-recebe-mais-uma-viatura-para-fiscalizacao_articleimage.jpg

O Instituto Nacional de Transportes Terrestres (INATTER) investiu este ano pouco mais de 65 milhões de meticais na aquisição de equipamento de fiscalização, com destaque para radares de controlo de velocidade, alcoolímetros, boquilhas, cones e viaturas.

A informação foi tornada pública ontem, em Maputo, pela Vice-Ministra dos Transportes e Comunicações, Manuela Rebelo, no acto da entrega de 12 viaturas para a fiscalização rodoviária no país.

O reforço da capacidade do INATTER acontece numa altura em que as estatísticas dos acidentes de viação se revelam preocupantes, com os números a apontarem para a ocorrência de 910 sinistros nos primeiros nove meses do ano, que resultaram em 752 mortes, 781 feridos graves e 1181 ligeiros.

Manuela Rebelo disse na ocasião que a sinistralidade rodoviária nos últimos tempos, pelo seu impacto social e económico, é considerada um problema de saúde pública, afectando o tecido social moçambicano.

“Só nos últimos 10 anos registaram-se cerca de 31 mil acidentes de viação, que resultaram em mais de 16 mil óbitos, 22 mil feridos graves e 27 mil ligeiros”, disse.

Acrescentou que para além da aquisição de meios para fiscalização o Governo tem a visão de privilegiar acções de prevenção através de campanhas de sensibilização e educação dos utentes da via pública para adoptarem práticas seguras.

“Estamos na quadra festiva, período caracterizado pelo aumento da mobilidade de pessoas e bens no território nacional, cujo pico poderá registar-se nos dias 30, 31 de Dezembro e primeiros dias de Janeiro de 2020”, destacou a vice-ministra, realçando que mesmo com o reforço da fiscalização continuam a registar-se acidentes violentos que estão a transformar o que seria festa em luto.

As viaturas ontem entregues serão afectas às delegações provinciais do INATTER e à Agência Metropolitana de Transportes de Maputo (AMT), nesta última para reforçar as actividades de inspecção dos autocarros de transporte público de passageiros.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado