O candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, lidera o apuramento para a eleição a Presidente da República, de acordo com o apuramento que se iniciou logo a seguir ao fecho das urnas na maioria das mesas das assembleias de voto espalhadas pelo país.
O candidato da Renamo, Ossufo Momade, coloca-se em segundo lugar, enquanto o do MDM, Daviz Simango, aparece em terceiro. Mário Albino, o quarto candidato, coloca-se mesmo em último, sendo recorrente que em muitas mesas chega a não contabilizar nem sequer um voto.
A contagem de votos para as eleições gerais e para as Assembleias Provinciais começou ao início da noite na maioria das mesas das assembleias de voto, que receberam eleitores até às 18 horas. Houve no entanto outras que tiveram que prolongar este horário oficial de encerramento das urnas, dado ainda haver filas de cidadãos a pretenderem exercer o seu direito de voto.
Num breve contacto estabelecido esta manhã com o porta-voz do Secretariado da Administração Eleitoral, STAE, Cláudio Langa, disse que neste momento continua a recolha dos editais, principalmente, das zonas mais recônditas para a centralização de dados.
Langa garantiu ainda que ao longo do dia serão disponibilizados os resultados parciais a imprensa e através do Website da Comissão Nacional de Eleições.