O CANDIDATO presidencial da Frelimo, Filipe Nyusi, apelou hoje aos membros e simpatizantes que acorreram ao “shomicio” que marcou o encerramento da sua campanha eleitoral, realizado no espaço da cidadela, na Matola, província de Maputo, para fazerem a escolha certa e responsável, na votação da próxima terça-feira para as sextas eleições presidenciais e legislativas e as terceiras das assembleias provinciais.
Depois de fazer um sumário exaustivo do que foi a sua campanha eleitoral pelo país inteiro, escalando e realizando comícios e “shomicios” nas capitais provinciais, sedes distritais, postos administrativos e localidades, Nyusi afirmou que o desenvolvimento de Moçambique só pode ser garantido com a vitória da Frelimo e do seu candidato presidencial.
Aliás, disse estarem criadas as condições para a sua vitória e do seu partido nas eleições gerais e das assembleias provinciais de 15 de Outubro porque, segundo afirmou, durante a campanha eleitoral demonstraram possuir o melhor programa.
“ Somos o melhor partido, para continuar a conduzir os destinos do país”, disse, destacando que durante a campanha eleitoral, a Frelimo foi o único partido que se apresentou organizado e com propostas concretas que resultaram da consolidação das prioridades em função das necessidades do eleitorado.
Como promessas, Filipe Nyusi reiterou que o trabalho e emprego será a principal aposta da sua governação, no próximo mandato, seguido da melhoria da renda familiar e da promoção do bem estar social. No pilar sobre trabalho e emprego, serão criados, no quinquénio 2020-2024, três milhões de novos empregos, figurando como condições objectivas para o efeito a aplicação da renda resultante da exploração dos recursos naturais em sectores produtivos.
Figuram ainda na lista de condições objectivas para a criação de novos empregos o incentivo `as empresas que empregarem jovens pela primeira vez, a alocação de 10 por cento do Orçamento do Estado ao sector da agricultura, atracção de mais investimentos privados, entre outros. No rol das promessas feitas pelo candidato presidencial da Frelimo avultam ainda a expansão das redes escolar, sanitária, acção acompanhada da humanização no atendimento hospitalar, eléctrica, devendo esta atingir as localidades e postos administrativos, depois de iluminadas todas as sedes distritais, e habitação condigna para as famílias.
No que diz respeito `a habitação, Nyusi disse que a aposta ‘e vulgarizar a habitação para baixar o custo. Nos transportes, serão alocados mais autocarros que garantam a mobilidade dos cidadãos em condições de segurança, aumentando assim a frota de 900 colocados ao serviço dos utentes.
As promessas do candidato das Frelimo incluem ainda a consolidação das bases para a industrialização do país, a protecção das camadas mais vulneráveis, o resgate do espírito desportivo empreendedor, combate `a corrupção e aproximar mais a diáspora a Moçambique.
Na corrupção, o candidato prometeu proteger aqueles que denunciarem a ocorrência do fenómeno e garantiu que os corruptos serão identificados e responderão pelos seus actos, numa luta sem tréguas.
Na educação, disse que até ao fim do ano, será cumprida a promessa de alocação de 700 mil carteiras, o que não foi feito em 26 anos. Filipe Nyusi lembrou que em 2015 a sua aposta era a paz, um feito conseguido com a assinatura do Acordo de Paz e Reconciliação de Maputo e que será consolidado no próximo ciclo.
Agradeceu a todos os que defenderam o manifesto eleitoral do seu partido e o seu compromisso, durante a campanha eleitoral e criticou, mais uma vez, aqueles que enganam o eleitorado com promessas de aumento de salários, quando nem conseguem pagar funcionários nos municípios sob sua gestão ou que prometem habitação `as pessoas que se encontram ao relento.