Um total de 18.129.600 livros da 1.ª à 7.ª classe estarão disponíveis para distribuição gratuita no próximo ano em todo o país, anunciou o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH).
Além deste material, está igualmente prevista a disponibilização de 162.600 manuais do professor e mais de 163 mil guiões para os docentes do subsistema de ensino primário.
Para o ensino bilingue, espera-se que sejam distribuídos 1.178.950 livros do aluno.
Segundo o porta-voz do MINEDH, Manuel Simbine, o material já está a ser impresso e a sua distribuição deverá iniciar nos próximos dias, de modo a garantir que até 31 de Janeiro esteja disponível em todas escolas do país.
“Os livros serão distribuídos à medida que chegarem ao país. A nossa meta é fazer com que até ao dia da abertura do ano lectivo, a 31 de Janeiro, todas as escolas já tenham recebido os manuais de ensino”, explicou Simbine.
Os livros serão entregues aos alunos por empréstimo, uma vez que devem ser devolvidos às escolas no final do ano lectivo, para serem atribuídos a outros alunos nos anos subsequentes.
Para a 4.ª classe será distribuído um novo livro, derivado do início da implementação do novo currículo aprovado para aquele nível. Em 2019, o novo currículo começou a vigorar para a terceira classe. Em 2021 a medida vai abranger a 5ª classe.
Simbine explicou que para facilitar a distribuição do livro serão usados os principais portos do país, sendo o Porto de Maputo, para o Sul; Beira e Quelimane para o Centro, e Porto de Nacala para a região Norte.
A colocação do livro nas escolas, a partir destes portos, será feita com recurso a camiões. Durante o percurso, os carros vão descarregando os manuais nos distritos localizados ao longo do trajecto.