Seis indivíduos encontram-se sob custódia policial desde quinta-feira, na 4.ª Esquadra do bairro Malhampsene, na província de Maputo, indiciados de bloquear a Estrada Nacional Número Quatro (EN4),para impedir a passagem de viaturas de origem sul-africana, facto que aconteceu pela segunda vez em menos de uma semana.
Os indivíduos, na sua maioria catadores de lixo, voltaram a colocar barricadas na EN4 em manifestação contra os actos de xenofobia na África do Sul.
Segundo Fernando Manhiça, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique na província de Maputo, os agentes da Unidade de Intervenção Rápida (UIR) fizeram-se ao local para repor a ordem. Momentos depois, a situação voltou à normalidade.
Manhiça assegurou que a corporação vai permanecer de prontidão no local para evitarque situações semelhantes voltem a acontecer.
Esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que os catadores de lixo bloqueiam a via em retaliação aos actos de xenofobia que ocorrem há semanas na África do sul.