Está entre aquele grupo de pessoas que considera comer doces como um dos grandes prazeres da vida? Se a resposta é sim, tenha em atenção a quantidade que consome. Isto porque esse desejo, muitas vezes, pode acabar por se tornar uma compulsão e prejudicar a saúde.
Sente que precisa de ajuda para controlar a vontade de comer doces, mas não sabe por onde começar? Calma. Apostar em algumas atitudes simples no dia a dia pode ser a chave para a mudança e para a moderação.
“Os doces não são proibidos, mas devemos refletir e fazer boas escolhas, possibilitando escolher um snack mais saudável e que acarrete benefícios para a saúde”, explica Carolina Pimentel, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition, em declarações à revista GQ.
Leia Também: Tem um apetite de leão? Este alimento reduz o apetite naturalmente
E nem sempre essa necessidade é psicológica – como um reflexo de algum momento feliz, triste ou de ansiedade. Segundo a profissional, essa vontade incontrolável pode ser fisiológica, já que o açúcar (hidrato de carbono) é a principal fonte de energia usada pelo corpo, principalmente pelo cérebro.
Dicas para controlar a vontade de comer doces
Para manter a compulsão por doces sob controlo e adotar uma alimentação mais saudável, Carolina Pimentel dá os seguintes conselhos:
1. Coma doces na hora certa
Evite consumi-los em jejum. “O melhor momento para comer um doce é sempre após as refeições. E por estar saciado, provavelmente, vai comer em menor quantidade”.
2. Faça boas escolhas
Que tal escolher uma sobremesa saudável à base de fruta? “Doce de banana, compotas ou frutas em calda saciam a vontade por doces e ainda oferecem vitaminas, fibras e outros nutrientes para o organismo”, sugere a nutricionista.
Outra opção são os doces com frutos secos, já que as gorduras boas diminuem a velocidade de absorção do açúcar, e as barras de proteína. “No entanto, se não abdica do chocolate, prefira as versões com mais cacau. O chocolate preto é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger a saúde do coração, além de serem aliados da imunidade e da pele”, explica.
3. Coma pequenas porções
Comer doces em pequenas quantidades vai ajudá-lo a matar o desejo. Que tal dividi-lo com um amigo? Além disso, ingerindo esses alimentos de forma moderada diminui a probabilidade de vir a desenvolver uma compulsão por açúcar.
4. Evite ingerir hidratos de carbono simples
Alimentos ricos em carboidratos simples, como pão e massas, aumentam rapidamente os níveis de glicémia no sangue. Por isso, prefira os hidratos de carbono integrais, que mantêm os níveis de açúcar no sangue equilibrados (atenuando assim a vontade de comer alimentos doces e ricos em gordura) e consuma em quantidades moderadas.