A população do distrito de Magude, província de Maputo, pediu hoje, ao Presidente da República, Filipe Nyusi, a construção de uma ponte sobre o rio Incomati e a reabertura da fronteira de Mapulanguene, com a África do Sul.
A solicitação foi manifestada num comício público orientado pelo Chefe do Estado, no âmbito da visita presidencial de dois dias, que efectua à província do Maputo.
A visita do Presidente visa avaliar o grau de realizações do Governo durante o mandato preste a terminar e auscultar as necessidades de cada província.
Os cidadãos de Magude argumentam, que a necessidade da ponte sobre rio Incomati deve-se à ocorrências de colisões na ponte, que transita comboio, viaturas e peões, o que dificulta a mobilidade e o fluxo de tráfego através daquele empreendimento.
Igualmente, desejaram ver a fronteira de Mapulanguene reaberta, para facilitar a comunicação com o vizinho África do Sul.
Relativamente à construção da ponte, o Presidente disse, que trata se de um problema já conhecido e a sua solução foi traçada.
Explicou que construção da ponte com uma extensão de 500 metros, é avaliada em cerca de 25 milhões de dólares norte-americano, e até ao momento não foi edificada, porque nos primeiros dois anos do mandato, o distrito foi assolado pela seca.
“A estiagem e a seca fez com que o Governo prioriza-se acções de emergência, para fazer face à crise, como distribuição de comida às populações e projectos de disponibilização de água às comunidades”, salientou.
E, quanto ao pedido de reabertura da fronteira de Mapulanguene, o Presidente referiu que a ideia é benéfica, mas é um processo muito complexo, porque exige interacção dos dois países vizinhos, nomeadamente, Moçambique e África do Sul.
Sendo assim garantiu que vai se analisar o caso e estudar a visibilidade do projecto.