O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse na manhã de hoje, que está muito triste com a prática de queimadas que ocorre no distrito de Matutuine, principalmente, nas proximidades da Reserva Especial de Maputo.
O Chefe do Estado revelou a sua indignação num comício popular, por ocasião da cerimónia do lançamento do projecto “Um distrito, Um hospital distrital”, na Ponta do Ouro, posto administrativo de Zitundo, distrito de Matutuine, província de Maputo.
Nyusi mostrou-se indignado porque, Matutuine é um distrito turístico e possui uma reserva rica em diversas espécies de animais.
No seu discurso, o governante apelou ainda à toda população, desde crianças, jovens, adultos, líderes comunitários e membros do governo distrital para se empenharam nas campanhas de educação cívica sobre protecção ambiental e o gosto pela natureza.
Segundo o presidente a população queima mata para caçar ratazanas, o que coloca em risco o habitat natural dos animais selvagens, e este tipo de acções podem igualmente, provocar a movimentação de animais selvagens para os campos de produção de alimento.
Explicou que a situação é mais grave porque além de desflorestamento, muitos animais morrem vítimas de queimadas descontroladas.
Referiu que os animais que se encontram na Reserva do Maputo estão em risco e o acto concorre para afugentar o turismo e impedir o desenvolvimento do distrito, da província e do país no geral.