PR garante para breve asfaltagem da estrada Nametil/Moma

Partilhe

foto-20.png

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a asfaltagem da estrada, que liga Nametil e Moma, província de Nampula, deverá iniciar em breve.

Sem revelar o montante a ser investido, Nyusi, que falava, ontem, durante o comício, que orientou no distrito de Moma, disse, igualmente, que está assegurado o desembolso financeiro, através dos parceiros de cooperação, para asfaltar o troço com uma extensão de cerca de 130 quilómetros.
“Nós estamos a trabalhar no sentido de a asfaltagem acontecer. É que não há como não acontecer. Está a sair de Nampula e vai para onde? Esta estrada, que estamos a fazer, sai de Nampula e pára em Nametil (distrito de Mogovolas) mas como? A estrada tem que ir até ao fim, e o fim é onde há mar”¸ afirmou.
Moma é um dos distritos costeiros da província de Nampula.
Nyusi reconhece as dificuldades, que advém da construção da estrada, mas garante, que o principal objectivo cinge-se em iniciar com as obras.
Sobre a ligação Angoche-Moma, o Chefe de Estado afirmou que o Executivo está a mobilizar recursos financeiros, de modo que, “quando o construtor chegar a Nametil, tudo fazermos para não parar, para ver se resolvemos os problemas daqui”.
Nyusi disse, no comício alusivo à visita presidencial de dois dias, que efectua desde ontem à província de Nampula, que o parceiro de cooperação solicitou um encontro com o governo, para discutir as fases subsequentes do investimento.
“O financiador já precisa de falar connosco, para ver se continua a meter mais dinheiro e estamos esperançosos, que vamos conseguir. A qualquer momento iremos comunicar, como é que vai ser”, vincou.
Actualmente, decorrem obras de asfaltagem dos primeiros 72 quilómetros da estrada, que liga a cidade de Nampula e Nametil, trabalho que, segundo a previsão, deverá estar concluído no primeiro semestre de 2020, com um custo de 41 milhões de dólares norte-americanos.
Nyusi destacou, que o principal objectivo do Governo está em terminar a ligação por estrada de Maputo à Lichinga, capital da província setentrional de Niassa.
Ainda ontem, Nyusi trabalhou no distrito de Lalaua, e sexta-feira escala o distrito de Nacala.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado