Crise na Renamo não vai afectar entendimentos com Governo

Partilhe

Encontro-Nyusi-Momade-em-Maputo-800x445.jpg

O Chefe do Estado, Filipe Nyusi, diz que a crise na Renamo até ao momento não está a afectar o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração (DDR) dos homens residuais desta maior força política de oposição no país.

Falando domingo (23), no Cairo, durante uma conferência de imprensa, que marcou o fim de sua visita de três dias ao Egipto, Nyusi afirmou, que na quinta-feira falou com o Presidente daquele partido, Ossufo Momade, e que não sentiu, que havia qualquer situação, que estivesse a imperar o processo. Nyusi revelou que ainda na sexta-feira as diferentes equipas de implementação do DDR estiveram reunidas, reunião essa que vai continuar esta segunda-feira.
Segundo o Chefe do Estado recebeu de Ossufo Momade a garantia de que a crise estava a ser resolvida, internamente, dai que afirma não ter qualquer papel, porque é uma situação, iminentemente, de fórum partidário.

O Presidente revelou, que esta não é a primeira vez, que se enfrenta uma crise, desde que iniciaram as negociações no modelo actual. Outras várias crises já aconteceram não só na Renamo.
Lembrou que mesmo após a morte de Afonso Dhlakama (líder histórico da Renamo) ficou-se numa situação de incerteza, mas as coisas depois voltaram para os carris.
Para Nyusi, o importante é que se encontre uma forma de resolver a questão sem colocar em causa o bem maior que é o interesse dos moçambicanos pela paz.
Desde princípios deste mês para cá instalou-se um ambiente de crispação entre os guerrilheiros da Renamo e a liderança deste partido dirigido por Ossufo Momade. Um grupo de homens armados tem aparecido, publicamente, para denunciar uma suposta exclusão no processo de desarmamento, desmobilização e reintegração social.
O grupo alega que a lista que ele mandou (para o governo) exclui todos os combatentes da Renamo, contendo nomes de seus amigos, que não são militares.
Eles questionam a liderança de Ossufo Momade e ameaçam forçar a saída do presidente do partido até 15 de Julho.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado