O NÚMERO de afectados pelociclone tropical Kenneth e pelas chuvas associadas ao fenómeno poderá atingir 300 mil pessoas, à medida que se apuram novos dados com a chegada das equipas às zonas difícil acesso, nomeadamente Mucujo e Quiterajo, em Macomia, e outras áreas do distrito de Ibo.
A directora-geral do Instituto Nacional de Gestão das Calamidades (INGC), Augusta Maíta, explica que,à medida que a chuva abranda e o estado de tempo melhora, as equipas do INGC e parceiros vão-se esforçando por chegar às zonas até então inacessíveis para recolher dados estatísticos e fazer chegar os víveres e outros apoios.
Maíta, que falava à imprensa na manhã de ontem em Pemba, depois de visitar dois centros de acolhimento que funcionam na capital provincial de Cabo Delgado, disse que, por exemplo, “na terça-feira o tempo melhorou um pouco e conseguimos estabelecer, pela primeira vez, a ponte aérea entre a cidade de Pemba e a sede do distrito de Ibo, para levar víveres, que depois serão repartidos para Quissanga, inacessível por terra devido ao mau estado da estrada”.
Apesar de o Instituto Nacional de Meteorologia ter previsto que a partir de ontem, 2 de Maio, as chuvas abrandariam e o tempo ia melhorar, as condições continuaram adversas e a condicionar asoperações do INGC, principalmente em Quissanga e Ibo, segundo reconheceu Maíta.
Funcionam na cidade de Pemba dois centros transitórios de acomodação paracerca de dois mil afectados pelos fenómenos naturais, dos onze que tinham sido criados e agora encerrados por não mais se justificar a sua permanência.
Segundo a directora-geral do INGC, a maior parte dos cidadãos instalados nos centros de trânsito são moradores das unidades residenciais Josina Machel e Chibuabuara, os que não reúnem condições de habitabilidade, ao contrário de outras zonas onde as pessoas preferem receber os alimentos e confeccioná-los nos abrigos improvisados nos seus antigos locais de residência.
No que se refere àonda de solidariedade interna, o Ministério Arco-íris ofereceu esta quarta-feira ao gabinete da esposa do governador meia tonelada de arroz instantâneo em apoio as vítimas do Kenneth e chuvas intensas nos distritos na província.
Ainda ontem, dois aviões cargueiros transportando quantidade não especificada de lonas de cobertura e produtos alimentares para os afectados dos eventos naturais chegaram ao aeroporto de Pembae omomento foi testemunhado pelo governador da província, Júlio Parruque.