Gestores do Programa para o Reforço das Ligações Nacionais-Regionais da SADC estão em
Moçambique para um processo de capacitação institucional.
A SADC busca o alinhamento da agenda Nacional de desenvolvimento à agenda de integração regional até dois mil e vinte e cinco.
Estão nesta sala membros da CONSADC moçambicana, num processo de capacitação institucional central e provincial para o alinhamento da agenda nacional à agenda regional de integração.
A transformação da SADC num bloco regional está alicerçada num plano de integração regional que inclui o desenvolvimento de vários sectores de forma coordenada e com base em protocolos.
Moçambique está na fase de implementação de vários protocolos já assinados ao nível regional. Um deles é o de livre circulação de pessoas e bens entre países, o que pressupõe a supressão de vistos com os oitos países da SADC. Depois da África do Sul, Eswathine e Zimbabwe, a CONSADC moçambicana pretende a supressão de vistos com os cinco países que ainda faltam na SADC, até 2025
Moçambique é o segundo país da SADC a ser escalado pelos oficiais do Programa de Promoção das Ligações Nacionais-Regionais na SADC. Para a efetivação do plano até 2021, a SADC prevê investir cerca de dois Milhões de Euros, cerca de 145 milhões de meticais.