A interdição do transporte de passageiros com carga em carrinhas de caixa aberta, vulgo “my love” por parte das autoridades municipais da cidade de Maputo provocou, mais uma vez, hoje, agitação e paralisação do trânsito durante algumas horas, num troço da avenida de Moçambique, na zona do Zimpeto.
O facto é que actualmente, a circulação dos “my love” está condicionada ao transporte de carga apenas, o que inquieta as vendedeiras que desde ontem terça-feira, estão impedidas de viajar com as suas mercadorias, como acontecia num passado recente.
Estas entendem que as autoridades devem permitir a circulação normal das carinhas de caixa aberta com passageiros e respectivas mercadorias, porque estas lhes fazem chegar ao destino, o mesmo não acontecendo quando se trata de outro tipo de transporte.
Acrescentam que este tipo de transporte é o ideal para o tipo de actividade que exercem, porque os autocarros e os “chapas” não aceitam levar mercadoria.
“As regras da polícia não ajudam no nosso trabalho. Todas as manhãs, de forma desesperada, procuramos sair do Mercado Zimpeto para os nossos destinos, e não tem sido fácil, pois maior parte das carinhas já não aceita fazer o carregamento porque os condutores são multados com elevadas somas que variam entre cinco e 10 mil meticais,” lamentaram.
Durante a manifestação os vendedores e transportadores impedidos de prosseguir viagem queimaram pneus e ergueram barricadas na estrada.
O Conselho Municipal da Cidade de Maputo garantiu recentemente que vai continuar firme quanto à proibição do uso de carrinhas de caixa aberta para transporte de passageiros.