Manuel Chang extraditável para EUA

Partilhe

47005546_304.jpg

O juiz do tribunal de Kempton Park, William Schute, anunciou hoje que Manuel Chang é extraditável para os Estados Unidos da América, por haver evidências de ter cometido os crimes de que é acusado por aquele país.

Este é o primeiro parecer feito pelo juiz, faltando ainda o referente ao pedido de Moçambique.

Este parecer que o juiz apresentou da análise ao pedido dos Estados Unidos da América será submetido ao Ministro da Justiça para a tomada de decisão sobre a extradição de Manuel Chang para os EUA ou para Moçambique.

Entretanto, as partes declararam que não tinham nenhuma objecção quanto ao pedido de Moçambique ser analisado pelo mesmo juiz, cujo parecer será apresentado ainda esta tarde.

No pedido de Moçambique, que reúne todos documentos necessários para a justiça sul-africana, faz parte um documento da PGR que descreve sete acusações contra Manuel Chang, com destaque para os crimes de abuso de poder, equivalente ao crime de fraude na África do Sul, o crime de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, entre outros.

Há ainda um documento que suspende a imunidade de Manuel Chang, em vez de quebra ou levantamento da mesma, devido ao facto de os deputados não poderem ser detidos.

Manuel Chang foi detido a 29 de Dezembro último no aeroporto de Joanesburgo.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado