Conselho Constitucional invalida a eleição realizada na autarquia de Marromeu e proclama os resultados eleitorais nas outras cinquenta e duas autarquias que acolheram o escrutínio de dez de Outubro.
Segundo o presidente do Conselho Constitucional, Hermenegildo Gamito, a exclusão de Marromeu deve-se a algumas irregularidades ocorridas em 8 mesas de votação na Escola Primária 25 de Junho e Samora Machel.
O Conselho Constitucional validou, hoje, quarta-feira, os resultados das eleições autárquicas realizadas em Outubro último e proclamou eleitos os presidentes dos Conselhos Autárquicos, os cabeças de lista das cinquenta e duas autarquias.
As anomalias puseram em causa a liberdade, a justeza e transparência das eleições nas 8 mesas de votação na Escola Primária 25 de Junho e Escola Samora Machel.
O Conselho Constitucional excluiu igualmente alguns cidadãos devido a inelegibilidade.
São no total treze cidadãos que no presente mandato foram eleitos pelo partido MDM como membros de diversas assembleias autárquicas, concorreram nas eleições autárquicas nas listas do Partido Renamo, Coligação Aliança Democrática, PAHUMO e grupos de cidadãos eleitores Solidariedade Cívica de Moçambique.