O tema ganhou destaque pelo plano detox de 10 dias de Kim Kardashian, que partilhou nas redes sociais.
Tudo o que é em exagero, não é aconselhado para a saúde. A ideia é mais que sabida, e por isso um plano detox que dura 10 em vez dos mais comuns 3 dias poderá deixar qualquer um em dúvida sobre a validade desta prática.
Por outro lado, tendo o mesmo sido divulgado pela socialite Kim Kardashian, muitos serão os que pretendem seguir o exemplo, mesmo que esta prática alimentar não se sustente na experiência de especialistas.
Na sua página de Instagram, Kardashian justifica que a Met Gala está a chegar e que embora se tenha esforçado a nível de exercício físico, admite que a sua alimentação não tem sido a melhor nos últimos tempos: “quero alterar a minha rotina alimentar para comer de forma mais saudável e cortar o máximo possível o açúcar da minha vida”, escreve na descrição de uma foto em biquini.
Segundo o nutricionista Hazel Wallace, citado pela Women’s Health UK, o plano de ‘limpeza’ de 10 dias é mal sustentado e pode trazer mais desvantagens do que benefícios. A esclarecer, a especialista esclarece que o termo ‘detox’ refere-se a desintoxicação, um processo normal do corpo humano, de expulsão de certas substâncias que não são aproveitadas pelo organismo.
A concluir, o nutricionista garante que uma dieta equilibrada e variada é, a médio e longo prazo, bastante mais eficaz que os sumos, batidos ou chás detox que mesmo que garantam uma quase imediata perda de peso, o mesmo facilmente será ganho, além de que tais bebidas podem levar à perda de sódio ou desidratação extrema, por exemplo.