Não, não precisa de ‘poupar’ os joelhos em exercícios de grande impacto

Partilhe

naom_5adf87c6d725b.jpg

É comum, mas errada, a ideia de que com o avançar da idade devemos expor os joelhos a um menor esforço e impacto.

Embora os joelhos sejam afetados por exercícios de desgaste como a corrida, e sejam associados a vários problemas à medida que se envelhece, o terapeuta físico Paul Ochoa esclarece que, pelo contrário, exercícios de grande impacto são aconselhados, sendo a melhor forma de manter os joelhos fortes.

O ‘medo’ vem do desgaste das cartilagens e demasiada pressão que colocamos nos tendões com o passar do tempo e leva à ideia de que exercícios como basquetebol ou saltos para a caixa ‘são para os novos’.

O problema, contudo, não advém dos exercícios praticados, mas da forma como os praticamos. Esclarece o especialista que, do mesmo modo como o levantamento de pesos promove o fortalecimento dos músculos, também os saltos e quedas promovem a conservação e fortalecimento dos ossos além de reforçar a ligação dos tendões entre músculos e ossos.

Em suma, a prática frequente de tais exercícios está a permitir um corpo mais forte e não o contrário, que se verifica sim quando tais exercícios de maior impacto são retirados de uma rotina de treino.


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado