Presidente de França não repudia as grandes tecnológicas mas avisa sobre o seu crescimento galopante.
Emmanuel Macron acredita que os Estados Unidos terão de enfrentar, num futuro próximo, decisões importantes em relação a tecnológicas como o Facebook e a Google. Numa entrevista à revista Wired, o presidente francês falou sobre a aposta na Inteligência Artificial mas também sobre os riscos que daí decorrem.
No entender de Macron, companhias como a Google e o Facebook são muito bem-vindas em França por causa dos trabalhos que criam e porque já são “parte do nosso ecossistema”, mas deixa um alerta.
“Há um risco clássico numa situação de monopólio: eles são concorrentes gigantes. A dada altura – mas acho que será um problema dos Estados Unidos, não um problema europeu -, a dada altura, o governo, o povo, podem dizer ‘acordem, são demasiado grandes’. Não só demasiado grandes para falhar, demasiado grandes para ser governados. Algo que é completamente novo”, explicou.
“Nesta altura, poderá cogitar-se o desmantelamento. Foi o que aconteceu nos primórdios do setor do petróleo, quando apareceram os gigantes. Há uma questão de competição”, acrescentou.
Recorde-se que as tecnológicas – a reboque de uma polémica em torno do Facebook – estão agora no centro de uma importante discussão sobre a gestão da privacidade dos seus utilizadores, assim como sobre os limites dos seus serviços.