O facto de haver uma quantidade limitada de componentes utilizados no Face ID levará a que as fabricantes de dispositivos Android tenham de esperar alguns anos até integrar um sistema semelhante nos seus dispositivos.
Uma das principais funcionalidades do iPhone X é sem dúvida o sistema de reconhecimento facial 3D integrado no dispositivo, o Face ID. Este sistema é utilizado não só enquanto meio de segurança biométrico como ainda desempenha (alegadamente) um papel crucial nos emojis animados Animoji.
Se espera vir a ter algo semelhante ao Face ID no seu topo de gama Android então é bom que tenha paciência porque, a acreditar na Reuters, terá de esperar um pouco mais. Diz a publicação que a chegada tardia aos smartphones Android se deve ao facto de haver uma quantidade limitada de sensores 3D para que um sistema deste tipo funcione.
É apontado que os primeiros smartphones Android com sistema semelhante ao Face ID cheguem por volta de 2019, com a Gartner a prever que, até 2021, as câmaras 3D cheguem a 40% dos smartphones no mercado.