O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, conferiu posse esta sexta-feira, ao novo Director-Geral da Administração Nacional das Áreas de Conservação.
Durante a tomada de posse de Mateus Mutemba, o Primeiro-Ministro recomendou ao Director-Geral da ANAC que o Estado moçambicano pretende uma convivência harmoniosa entre o homem e a natureza.
Mateus Mutemba vai a partir desta sexta-feira, encarar o desafio de parar com a devastação do ecossistema, que está severamente ameaçado.
O país dispõe de um enorme e diversificado património natural que ocupa uma área superior a 25% da superfície total reservada a conservação da biodiversidade. Daí que o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário descreveu com clareza as prioridades de que deve nortear a agenda de trabalho do novo timoneiro.
Do Rosário sabe das dificuldades que o empossado pode vir a enfrentar, para tal, o Primeiro-Ministro recomenda a Capacitação e Formação Especializada dos Recursos Humanos, na componente técnica e de fiscalização, como base para encontrar consenso nas populações que se encontram localizadas em áreas de conservação.
O novo Director-Geral da ANAC é da área e dá mostras de ter a lição estudada.
A substituir do cargo de Director-Geral da ANA Bartolomeu Soto, Mateus Mutemba foi administrador do Parque Nacional da Gorongosa.