É tão válido como qualquer outro o argumento de ‘preciso de viajar, pelo bem da minha saúde’.
O bem estar de cada indivíduo merece diferentes cuidados em várias áreas: desde o bem estar a nível físico, que passa pela alimentação e exercício físico, o bem estar emocional, que tem em conta a relação com os que nos rodeiam e o bem estar interior que, se não for trabalhado, não permite que nos relacionemos bem com os outros.
Por questões de confiança, humildade e outros aspetos imprescindíveis a quem quer levar uma vida saudável e equilibrada, viajar é uma prática que não deve faltar nos seus dias.
E no caso de precisar de motivos para aderir a esta aventura (ou de argumentos para convencer o seu futuro parceiro de viagem), o site Leaf aponta cinco motivos que esclarecem porque é que viajar é bom para a saúde:
1. Deixa-nos menos stressados e mais felizes
É a forma ideal para recarregar energias e fazer uma pausa da sua rotina diária. É tão válido para quem queira ficar a torrar ao sol como quem passe o dia a andar em trilhos ou a escalar.
2. Melhora a saúde cerebral e a criatividade
Conhecer espaços novos e realidades diferentes abre-nos a mente para novas visões e perspetivas na hora de resolver um problema ou quando precisa de novas ideias.
3. Permite a conexão com novas pessoas
Fazer amigos nestes cenários é algo que não consegue noutra situação. Tal como o conhecer novos espaços, o conhecer novas culturas é a forma ideal de se abrir a novos pensamentos e perspetivas sobre a vida, que o fará olhar para si de outro modo
4. Oferece-nos novos objetivos pessoais
O simples acto de planear uma viagem tem benefícios para a saúde, segundo vários estudos que defendem que o otimismo e planeamento com que prevemos novas situações, são benéficas ao tempo presente
5. Traz-nos novas perspetivas
Quando estamos embrenhados na rotina diária e de trabalho, podemos nos fixar na ideia de que a felicidade deve-se apenas ao sucesso e bom desempenho no trabalho, que se conjuga com um bom físico. O viajar com alguma rotina abre-nos os olhos para outros aspetos importantes que se relacionam com a verdadeira felicidade, principalmente se o destino for um local mais pobre do que aquele em que vivemos: vale a pena ficar chateado por o estacionamento em certo local ser pago, quando há tanta gente que nem tem possibilidade de ter carro próprio?
Todos estes pontos sustentam a ideia de que viajar faz bem, contudo, nada como ir sem perspetivas e com um plano de viagem meio criado. Deste modo, vai evitar stress desnecessário e conseguir tirar o máximo proveito da viagem.