CNE vai submeter esta quarta-feira a data de Segunda Volta das autárquicas de Nampula.
Conselho Constitucional proclama resultados da eleição intercalar de Nampula, afirmando que o processo decorreu em conformidade com a lei.
Já a Comissão Nacional de Eleições diz que a proposta da data para segunda volta eleição intercalar do Edil de Nampula será marcada ainda esta quarta-feira e será submetida ao Conselho de Ministros.
De acordo com a Constituição da República, cabe ao Conselho Constitucional apreciar em última instância, os recursos e as reclamações eleitorais, validar e proclamar os resultados eleitorais nos termos.
À luz deste preceituado, o Presidente do Conselho Constitucional, Hermenegildo Gamito, procedeu esta quarta-feira a validação e proclamação dos resultados da Eleição Autárquica Intercalar realizada a 24 de Janeiro, na Cidade de Nampula.
O Presidente da CNE Abdul Carrimo acrescenta que a primeira volta acarretou elevados custos, o mesmo não deve acontecer na segunda.
A Frelimo, com Amisse Cololo António e, a Renamo com Paulo Vahanle vão a segunda volta e dizem já estar preparados.
Um dos desafios dos órgãos eleitorais para segunda volta é reduzir o nível de abstenção, tendo em conta que no dia 24 de Janeiro último, 75% dos eleitores não foram às urnas.