Estão criadas condições essenciais para a destituição do
presidente da África do Sul, Jacob Zuma. Do universo de doze juízes do Tribunal Constitucional que votaram a favor da sentença contra Zuma, apenas um voto contraria a intenção.Actualmente a pergunta que fica por ser respondida, principalmente feita pelos sul-africanos e, em particular pelos partidos da oposição é: Quanto tempo mais o Presidente Sul-africano vai manter-se?
Uma pergunta que só terá resposta a princípio no inicio de 2018.
O colectivo de Juízes do Tribunal Constitucional demonstrou com clareza que o presidente infligiu a Constituição da República e que deve ser responsabilizado.
Mas o Tribunal Constitucional não parou para por aqui, o órgão lança duras críticas ao Parlamento por este não ter pedido contas ao presidente Jacob Zuma sobre a renovação da residência pessoal com dinheiro público.O juiz Presidente classifica a atitude de negligencia deliberada.
Jafta explica que “a Assembleia apenas debateu e votou a moção de censura do presidente e não fez qualquer investigação à violação da Constituição que estava na base da moção.”
Agora o Tribunal Constitucional pede a Assembleia da República que seja posto em marcha o procedimento para destituir o Presidente Jacob Zuma.