O Ministério dos Transportes e Comunicações vai concessionar, a operadores privados, algumas rotas de transporte na área metropolitana de Maputo.
A medida entrará em vigor a partir de Dezembro próximo.
O governo lançou esta segunda-feira, o concurso com o respectivo caderno de encargos, para o apuramento de três operadores ou associações.
O governo pretende estabelecer um sistema eficiente de transporte que liga a Cidade de Maputo ao distrito de Marracuene, município da Matola e Boane.
Pretende o governo em parceria com o Conselho Municipal de Maputo, entidade que gere a empresa municipal de Transporte, uniformizar os horários dos autocarros, fixar tarifa única e sustentável para o cidadão, bem como levar o cidadão ao destino com adequada comodidade.
Para materialização do referido sistema de transporte, o governo lançou esta segunda-feira um concurso para potenciais operadores ou associações.
Os principais corredores a concessionar são: rota Baixa, Museu, Boane, Mozal, Txumene. Neste circuito constitui uma das exigências do caderno de encargo que, o possível concessionário tenha uma capacidade para fornecer 183 autocarros.
Na rota Baixa, Museu, Infulene, Socimol impõe-se a existência de 96 autocarros.
E finalmente Baixa, Marracuene com 20 autocarros.
Todos os autocarros semi-colectivos a circularem nesses circuitos devem ter uma capacidade mínima de 60 lugares.
Entretanto mesmo já fora do prazo, o governo afirma que até Setembro próximo o os trezentos autocarros já terão chegados Maputo, o que ira servir para reforçar as frotas.
Com estes dados esta garantido o fim de circulação das mini-bus de dezasseis lugares nestas rotas.
Os operadores das referidas rotas afirmam que foram encontrados em contra-pé.
Fim dos “Chapas” de 16 lugares nas três maiores rotas de Maputo
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