Mais de cinquenta de um total de cem casas construídas com o financiamento do Fundo para o Fomento da Habitação, FFH, estão abandonadas e a degradar-se no bairro Picoco II, distrito de Boane na província de Maputo.
Os moradores queixam-se pelo facto de os imóveis erguidos há cerca de 10 anos estarem a servir de albergues para malfeitores.
A construção das casas iniciou em 2007 com o financiamento do Fundo para o Fomento de Habitação (FFH) num valor de cinquenta e dois milhões de Meticais, entretanto nem todas foram concluídas.
O FFH diz que todos os cem imóveis já foram vendidos, pelo que já não estão na responsabilidade da instituição.
As casas estão numa área de cem hectares disponibilizada pelo governo local para a implementação do projecto, mesmo com energia eléctrica e água canalizada e vias de acesso o número de famílias que aqui residem ainda é insignificante.
Enquanto os proprietários não se manifestam o mato vai tomando conta das casas que também servem de esconderijos para os amigos do alheio, segundo relatos dos moradores.
O governo distrital está ciente do perigo que estas habitações não ocupadas representam para segurança dos moradores de Picoco II e dá ultimato aos proprietários.
E porque já passa muito tempo sem que os titulares se manifestem, as autoridades locais decidiram transformar uma das casas em posto policial.
Casas Financiadas pelo FFH abandonadas e feitas refúgios de malfeitores
[iframe width=”880″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/7biyN_–I38″ frameborder=”0″ allowfullscreen ]