Reduzir no máximo as abstenções eleitorais e a meta do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral recentemente reunido em Nampula num encontro nacional de redefinição das estratégias para o alcance de tal objectivo.
A informação foi avançada em Nampula pelo Director-Geral do STAE no fim do terceiro Conselho Consultivo Nacional, onde Felisberto Naife, apelou para o envolvimento de todas as forças da sociedade no sentido de sensibilizarem os eleitores a aderirem os postos de recenseamento e de votação para exercerem o seu direito.
Do encontro saíram recomendações claras sobre o que fazer e o que evitar para que os processos eleitorais que se avizinham decorram sem sobressaltos, e com o menor número possível de abstenções.
Falando dos aspectos logísticos dos processos eleitorais que se avizinham, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral que prevê um orçamento de cerca de seiscentos e cinquenta milhões de meticais afirmou que, para o censo piloto que arranca em breve, será maximizado o equipamento existente.