Alerta sobre hipertensão arterial: Primeiro sintoma pode ser trombose

Partilhe

HIPERTENS-primeira.gif

OS cidadãos devem se prevenir e fazer o diagnóstico precoce da hipertensão arterial, um problema de saúde que não apresenta sintomas mas que pode resultar num Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou trombose.

O alerta é do Ministério da Saúde que, com base em estudos realizados em 2015, revela um aumento significativo do número de casos de hipertensão arterial entre a população moçambicana da faixa etária 25 a 64 anos. Os resultados dessas pesquisas indicam que pelo pelos trinta e nove em cada cem indivíduos daquela faixa etária sofrem de hipertensão arterial, contra a média de trinta e três em cada cem registados no ano anterior.

“O que preocupa mais é o facto de a percentagem de hipertensos, ou seja, aqueles que de facto mediram a tensão arterial, é de 16 por cento. Isto é, 84 por cento dos adultos hipertensos não sabem sequer que têm tensão alta. Não tomam medicamentos e correm o risco de ter ou uma trombose ou um ataque de coração ou uma insuficiência cardíaca ou uma outra complicação qualquer a qualquer momento”, alerta o cardiologista Albertino Damasceno.

Falando sobre a campanha a ser desenvolvida ao longo deste mês de Maio, no qual se celebra o Dia Mundial da Luta Contra a Hipertensão Arterial, Damasceno disse que a iniciativa tem em vista aumentar o grau de conhecimento dos moçambicanos sobre este problema de saúde.

Referiu que durante este período serão realizadas operações de medição de tensão arterial em locais de trabalho, lugares de grande aglomeração populacional como mercados e igrejas, para permitir que as pessoas meçam a sua tensão arterial. Serão ainda passadas mensagens sobre este problema de saúde nos órgãos de comunicação social assim como através das empresas de telecomunicações.

O cardiologista advertiu que a pessoa deve fazer a avaliação regular para se apurar se de facto é ou não é hipertensa. Se o resultado for positivo, é orientada a tomar medicamentos por toda a vida.

“A hipertensão é silenciosa. Se as pessoas estão à espera de sintomas, o primeiro sintoma pode ser a trombose. É importante que as pessoas meçam a tensão arterial uma vez por ano. É preciso destruir o mito de que eu não tomo medicamentos porque se tomar ficarei dependente. As pessoas ficam dependentes do álcool, do tabaco, do jogo. Ninguém fica dependente de medicamentos porque medica por opção e porque sabe que não quer correr o risco de ter uma trombose”, observou, apontando como exemplos de factores de riscos para este problema de saúde as características genéticas, ingestão excessiva do sal, sedentarismo, obesidade, consumo abusivo do álcool.

Fonte: Jornal Noticias

Link: http://www.jornalnoticias.co.mz/index.php/destaque/67369-alerta-sobre-hipertensao-arterial-primeiro-sintoma-pode-ser-trombose.html


Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado