Bacia do Rovuma: Exxon Mobile interessado em parte das acções da ENI

Partilhe

petrdefoleo.jpg

O Grupo petrolífero Exxon Mobil está em conversações com o grupo Italiano ENI para compra de participações minoritária em novas descobertas de gás na bacia do Rovuma.
Informações avançadas pelo Presidente da Exxon indicam que o assunto já foi discutido com o Presidente da República Filipe Nyusi.
A multinacional Exxon Mobil, uma das maiores companhias petrolíferas do mundo, está em negociações para a aquisição de 15 por cento da participação da companhia italiana Eni na Área 4, na Bacia do Rovuma, no norte de Moçambique.

A Exxon é considerada como uma das companhias favoritas para adquirir as participações de gás natural da Eni e a sua materialização será a primeira grande aquisição daquela multinacional norte-americana desde o colapso do preço do petróleo.

A Área 4, onde a Eni detém uma participação de 50 por cento, está localizada na Bacia do Rovuma, onde foram descobertas até agora mais de 85 triliões de pés cúbicos de gás natural – que constitui uma das maiores descobertas dos últimos tempos.

A Eni, uma das companhias líderes no que concerne a descoberta de hidrocarbonetos, anunciou no início deste mês que tenciona vender activos no valor de sete biliões de euros até 2019. Contudo, tenciona manter-se como operadora.

A valorização das enormes reservas de gás natural na Área 4 em Moçambique da Eni atingiu o pico há dois anos quando esta companhia vendeu 20 por cento da sua participação a CNPC da China pela soma de 4,2 biliões de dólares, numa altura em que se registava uma grande concorrência.

[iframe width=”640″ height=”395″ src=”https://www.youtube.com/embed/nCFRpyyE5KA” frameborder=”0″ allowfullscreen ]

Partilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top
Active notificações e receba notícias no seu browser! OK Não, obrigado